Notícias

Assistência técnica orienta produtores sobre cuidados com a cultura do milho safrinha

Compartilhar

Com a constante incidência de chuvas na área de atuação da cooperativa, mais especificamente no oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, a Copagril, por meio de sua assistência técnica, orienta para que os produtores fiquem atentos. O mesmo clima úmido que favorece o bom desenvolvimento das plantas, também exige alguns cuidados importantes para que a cultura possa alcançar o máximo do seu potencial produtivo.

“É importante ressaltar que um híbrido de milho, para expressar seu máximo potencial, além de uma boa nutrição da planta, precisa manter as folhas sadias (verdes) até o início da maturação fisiológica da planta”, afirmou o engenheiro agrônomo Paulo Brunetto, da Copagril. Ele salientou que a proteção desde o baixeiro até as últimas folhas é importante para a realização da fotossíntese, que é a captação da energia solar. É através dessa energia que os nutrientes são absorvidos e levados aos grão, proporcionando aumento na formação e enchimento dos grãos. Conforme Paulo, plantas de milho com doenças resultam em um grão reduzido, por isso é necessário conscientizar os produtores a protegerem as folhas, para que a planta possa expressar sua real produção.

As previsões climáticas indicam possibilidades de chuvas regulares também nos próximos dias. Isto, segundo o agrônomo, é bom para a cultura, mas também favorece a incidência de doenças. Por isso, recomenda a aplicação de fungicidas de forma preventiva. “Desta forma, certamente as doenças serão controladas, proporcionando uma boa sanidade das folhas de milho”, ressaltou.

Em se tratando da época de aplicação, Brunetto explica que os fungicidas podem ser usados em dois períodos. O primeiro, inicia-se na “última entrada do trator”, no limite da altura das barras do pulverizador, que varia de 70cm a 80cm de altura. Esta aplicação retarda a entrada das doenças na fase vegetativa da planta. Os plantios efetuados no início de fevereiro, já estão recebendo as primeiras aplicações. O segundo período de aplicação é na fase de pré-pendoamento da cultura, um pouco antes do florescimento. Aí, então, é possível utilizar o aplicador uniporte, conhecido como autopropelido.

Seguindo estas orientações, o produtor fará a parte que lhe cabe, para que a cultura do milho safrinha de sua propriedade possa superar as expectativas no quesito produtividade e qualidade de grãos.

Textos e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens