Notícias

PROJETO ÁGUAS DO FUTURO

Compartilhar

Protegendo hoje para ter amanhã

 

 

 

 

 

“Durante os dois Dias de Campo da Copagril será apresentado um painel que demonstra passo a passo o processo de recuperação das nascentes, além de estar inscrevendo os interessados em participar do projeto Águas do Futuro, que também podem receber mais informações através das assessorias ambiental e social da Copagril, além dos Comitês de Jovens da área de atuação”

 

Entre todos os recursos naturais disponíveis na terra, a água é imprescindível para a continuação da vida. Seres humanos, fauna e flora dependem diretamente deste precioso recurso para continuar vivendo e evoluindo.

Com o objetivo de preservar e garantir água para as futuras gerações, a Copagril lançou o projeto Águas do Futuro, com o slogan “Protegendo hoje para ter amanhã”.

 

PROJETO

 

Com base nas políticas ambiental, social, qualidade e segurança alimentar da Copagril, a cooperativa pensando no bem estar dos associados e seus familiares, além da procura por ser uma empresa ambientalmente correta, desenvolveu o projeto águas do futuro e logo no início de 2012 foi dado o primeiro passo para a expansão do projeto. Foi recuperada a nascente na propriedade do casal Irineu Pedro e Irdes Petry Kuhn, de Margarida, distrito de Marechal Cândido Rondon, no dia 06/01/12.

Dentro da Copagril, o projeto tem como coordenador Maycon Ricardo Zimermann, vice coordenadora Cremilde Andreolli e um representante da ACJC em cada área de atuação que existe o comitê de jovens.

 

FUNCIONAMENTO

 

O projeto tem em sua dinâmica responsabilidades de cada um dos participantes do processo. Pela Copagril é indicar o coordenador, intensificar e cadastrar as nascentes a serem recuperadas, dar orientação técnica ao desenvolvimento do projeto, monitorar a manutenção das nascentes recuperadas, fornecer toda as ferramentas necessárias para execução dos serviços de recuperação. Pela ACJC, indicar um coordenador por ano em curso, fomentar, divulgar e buscar interessados para recuperar nascentes, além de auxiliar e disponibilizar mão de obra à recuperação das mesmas.

O município também é parceiro do projeto e tem como responsabilidade fornecimento de máquinas e um operador, quando necessário, para recuperar as nascentes. Por parte dos produtores associados da Copagril, além de conhecer o projeto, devem assinar o termo de cooperação, fornecer os materiais necessários à recuperação (cimento, canos, lonas, pedras marroadas e terra peneirada), dispor de um ou mais funcionários para auxiliar na execução da recuperação da nascente, providenciar o isolamento da área de mínimo cinco metros para evitar o acesso de gado e outros animais e manter as boas condições das nascentes recuperadas.

 

DIA DE CAMPO

 

Durante os dois Dias de Campo da Copagril será apresentado um painel que demonstra passo a passo o processo de recuperação das nascentes, além de estar inscrevendo os interessados em participar do projeto Águas do Futuro, que também podem receber mais informações através das assessorias ambiental e social da Copagril, além dos Comitês de Jovens da área de atuação.

Fonte: Comunicação Copagril - Fotos: Arquivo Copagril

Galeria de imagens