Notícias

AGRICULTURA: uma era de oportunidades e desafios!

Compartilhar

Matéria publicada no Boletim Paraná Cooperativo, veiculado pela Ocepar, analisa as atividades agrícolas e pecuárias mundiais, mas que incidem diretamente nas atividades dos produtores.

De acordo com a análise, para os agricultores, este é o melhor e o pior dos tempos. Eles estão diante de uma enorme oportunidade: a população mundial cresce de forma mais acelerada e todos os segmentos setoriais isolados, sendo que cada um de seus componentes, precisará comer e beber. E, segundo estimativas, mais de 2 bilhões de pessoas dependem da agricultura para garantir seu sustento.

Mas, os desafios são igualmente grandes. Muitos dos 500 milhões de pequenos proprietários rurais respondem pela produção de até 80% dos alimentos do mundo.

Em todo lugar, talvez até sem causar surpresa, as pessoas estão deixando as fazendas em massa. Os jovens estão indo para as cidades e as pessoas que ficam se aproximam da aposentadoria. No Japão, a média dos agricultores tem mais de 65 anos, no Reino Unido passa dos 60 e nos EUA, 55 anos.

As partes interessadas – em tese todos nós que comemos, mas na prática governos, sociedade civil e fabricantes que processam a produção – combatem os desafios com a associação de agricultores até o aprimoramento dos insumos e métodos agrícolas básicos. Como observa o governo britânico, as cooperativas voltaram à moda.

Esse processo levou ao surgimento de um grande número de organizações de produtores, que se multiplicaram nos últimos 30 anos, a ponto de que um número estimado em 250 milhões de pequenos produtores rurais dos países em desenvolvimento pertencem a algum tipo de agremiação... de alguma cooperativa.

Essas associações, as cooperativas, possibilitam que os pequenos agricultores consigam insumos a preços melhores, reduzam custos das transações, pulverizem os riscos e obtenham crédito bancário com mais facilidade, além de dar maior poder de barganha com os compradores.

Jim Paice, ex-ministro da Agricultura do Reino Unido, disse que os produtores demonstraram que têm capacidade de se unir na adversidade.

A outra arma vista como essencial para os agricultores, sobretudo para os pequenos, é a ciência. Sementes de qualidade superior, resistentes a pragas, a doenças e até a condições climáticas adversas, tanto aumentam a produtividade, como melhoram a agricultura como atividade econômica. "Com o passar do tempo, o desafio será verificar se conseguiremos juntar um monte maior de grãos numa propriedade agrícola menor", diz Michael Mack, principal executivo do grupo suíço Syngenta.

Com base em todas essas informações, é visível a importância do cooperativismo! O fato dos produtores serem associados da Copagril, por exemplo, faz com que todos se fortaleçam e que, mesmo em tempos de adversidades, os desafios sejam superados sempre, pois juntos, somos muito mais fortes!

Portanto, ser associado Copagril é uma segurança para os produtores! Na Cooperativa, todos têm acesso a informações, programas, preços diferenciados, enfim, a uma série de benefícios que só a Copagril pode oferecer aos seus associados!

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens