Notícias

Encontro de Núcleos reúne 200 cooperativistas em Carambeí

Compartilhar

Cerca de 200 lideranças cooperativistas de todo o Estado participaram, na tarde desta quinta-feira (22/11), do Encontro de Núcleos Cooperativos promovido pelo Sistema Ocepar em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais. Tradicionalmente realizado de forma descentralizada, reunindo os cooperativistas por região para discutir temas de interesse do setor, desta vez foi promovido dentro da programação do Fórum Coop 2012, evento em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas. “É o nosso evento oficial para celebrar a data”, ressaltou na abertura o superintente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. “É uma ocasião especial para comemorarmos esse reconhecimento da ONU, ao declarar 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. Isso ocorreu graças ao trabalho que as cooperativas fazem em benefício de um bilhão de pessoas em todo o mundo ligadas ao setor”, disse ainda o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. O encontro foi aberto às 14h, na Associação dos Funcionários da Cooperativa Batavo, com a presença do superintendente do Sistema OCB, Renato Nóbile, do superintendente do Sescoop Nacional, Luiz Tadeu Prudente, do diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Nivaldo Assis Pagliari. Estavam ainda presentes os coordenadores de núcleos cooperativos.

 

Boas vindas

 

“É um motivo de muito orgulho e satisfação recebê-los aqui. Tenho certeza de que vamos sair daqui com mais conhecimento. O cooperativismo é um instrumento importante para o crescimento do Paraná e de todos os lugares onde as cooperativas estão inseridas”, afirmou o presidente da Cooperativa Batavo, Renato Greidanus, ao dar boas vindas aos participantes. O presidente da Cooperativa Agrária e coordenador do Núcleo Centro Sul, Jorge Karl, falou em nome dos demais coordenadores. “Foi uma justa escolha promover o Encontro de Núcleos neste local, que é o berço do cooperativismo no Estado do Paraná. Também é aqui que podemos conferir a importante colaboração da imigração holandesa para o desenvolvimento da região e do Paraná”, destacou Karl. “Estamos comemorando o Ano Internacional das Cooperativas e o Paraná tem se destacado no cooperativismo. A Ocepar tem contribuído para esse reconhecimento por meio de um trabalho profissional realizado em defesa do setor”, acrescentou. O profissionalismo do cooperativismo do Paraná também foi destacado pelo diretor do BRDE. “As cooperativas do Paraná são muito profissionais e o banco vai fazer todos os esforços para atender às demandas do setor”, afirmou Nivaldo Assis Pagliari.

 

Experiência

 

De acordo com Renato Nobile, o Sistema OCB está adotando o formato dos Encontros de Núcleos Cooperativos do Paraná em âmbito nacional, com duas reuniões já programadas para ocorrer em dezembro, nas regiões Norte e Nordeste do País. “Nós estamos levando a experiência desenvolvida por vocês para todo o Brasil, em reconhecimento ao trabalho realizado pelos paranaenses, cujas cooperativas são exemplo não somente em termos de produção como também de organização do setor”, disse o superintendente do Sistema OCB.

 

Fórum Futuro 10

 

Após os pronunciamentos, houve a apresentação do trabalho que vem sendo realizado na área de infraestrutura por meio do Fórum Permanente Futuro 10 Paraná, composto por 16 entidades representativas, entre as quais está a Ocepar. O painel foi conduzido pelo superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa, e teve a participação do assessor da diretoria da Fiep, João Arthur Mohr, que fez uma explanação sobre as prioridades existentes nos diferentes modais de transporte levantadas pelo Fórum e que vem sendo discutidas e negociadas com o governo federal.

Texto e Fotos: www.paranacooperativo.coop.br

Galeria de imagens