A Cooperativa Agroindustrial Copagril recebeu ontem (7), em sua sede administrativa em Marechal Cândido Rondon-PR, uma comitiva da América Central.
O grupo foi recepcionado pelo diretor-vice-presidente da Copagril, Elói Darci Podkowa e pelo gerente do Departamento de Produção Pecuária, Udo Herpich.
Integraram a comitiva internacional diretores e gerentes da Cargill Meats Centro América (CMCA), que fazem parte da plataforma de Produção de Carnes da Cargill. Eles respondem pelas plantas de produção da Costa Rica, Honduras e Nicarágua, onde abatem aproximadamente 450.000 aves/dia em quatro plantas industriais.
O objetivo da visita foi conhecer a realidade brasileira na produção de frangos e buscar melhores práticas industriais (benchmarking), confrontando a produção de lá e a produção brasileira.
Na oportunidade, o grupo também pode conhecer uma das soluções para a tomada de decisões na produção de frangos, que é o programa Panorama, do qual a Copagril foi pioneira na implementação em parceria com a Cargill/Nutron e desde de 2012 utiliza essa ferramenta para auxiliar nas decisões da produção a campo.
Representando a Cargill Meats, estiveram presentes o diretor geral da Cargill Meats Costa Rica, Gilberto Quesada; o diretor de Agricultura Cargill Centro América, Jorge Duque; o diretor de Operações Cargill Centro América, Glenn Karlinsey;o gerente do Projeto por parte da CMCA, Egbert Mcnab; e o nutricionista Emilio Cura. Dentre os representantes da Cargill/Nutron estiveram o coordenador técnico comercial, Luiz Caimi; o diretor global Cargill Nutrição Animal, professor Mario Penz; o gerente regional de avicultura, Bernardo Gallo; o consultor técnico de avicultura, Rodrigo Uttpatel; e o consultor técnico de avicultura, Luiz Otavio.
Durante a visita, o professor Penz enalteceu a parceria com a Copagril. “Da nossa parte fica o agradecimento pela demonstração da efetividade de nossa relação técnica e de negócios. Permitir que apresentássemos o case Panorama foi importante para nós. A apresentação mostrou esta situação de sucesso, mostrou o compromisso das duas equipes de trabalho. Também ficou claro que se a equipe técnica da Copagril não tivesse abraçado o desafio, nada teríamos, conjuntamente, alcançado. Mas, mais que tudo, foi um exemplo de que como nós, executivos e técnicos, temos que continuamente romper paradigmas para avançar. A cooperativa está fazendo isto e nos proporcionando esta oportunidade única de participar”, explanou.
Após a visita, Penz ainda concluiu: “Ficou muito transparente a preocupação da Copagril com seus associados, para que sempre tenham melhores condições de vida. Conhecemos os propósitos da cooperativa com seus produtores e todo o esforço que é feito para que continuem tendo uma vida digna em suas propriedades rurais”.
Da parte da Copagril, o vice-presidente enfatizou que a cooperativa sempre realiza parcerias que visam otimizar seus processos de produção, a fim de manter a viabilidade das cadeias produtivas para que os associados possam ter qualidade no sistema de integração. “Agradecemos pela visita e reforçamos a nossa satisfação com os resultados que a parceria tem nos proporcionado”, frisou Elói Darci Podkowa.