Notícias

Projeto da área de atuação da Copagril é escolhido para representar o Paraná em Concurso Nacional do

Compartilhar

Com o objetivo de homenagear professores e alunos da Escola Presidente Médici, pela participação no programa Cooperjovem, principalmente pelo ótimo resultado de ter um trabalho classificado para representar o Paraná no Concurso Nacional do 6º Prêmio Professor Cooperjovem, foi realizada, nesta terça-feira (30), uma solenidade de reconhecimento. A iniciativa partiu da própria escola, juntamente com a Secretaria de Educação de Entre Rios do Oeste. O trabalho classificado é intitulado “O Cooperativismo Mudando Vidas”.

De acordo com a coordenadora do Programa Cooperjovem na área de ação da Copagril, Cremilde Andreolli, o grande diferencial desta escola é que toda comunidade escolar foi envolvida. “Os três professores que lecionam nos 4° anos, Marilei Balensiefer Lerner, Valmir Grutzmann e Rejane Vogt Anderle, uniram suas forças, cooperando entre si e desenvolveram um projeto único, com o apoio do coordenador do programa do município, João Alves de Oliveira, da coordenadora pedagógica, Adriane Cordeiro Eggers, do diretor da escola, Viro Francisco Lerner e demais funcionários. Além de beneficiar todos os alunos, a comunidade também foi contemplada”, destaca.

Os alunos da escola também foram homenageados, já que fizeram ótimas redações, cujo tema em 2012 é “Cooperativas constroem um mundo melhor”. As três melhores redações da escola são dos alunos Vander Augusto Grutzmann, Gustavo Rafael Boito e Samara Buhl.

 

Cooperjovem e sociedade

 

O gerente da unidade da Copagril de Entre Rios do Oeste e também grande parceiro do Programa Cooperjovem, Ademar Berwanger, destaca a importância dos Cooperjovem na comunidade. “Nós que temos acompanhado o Programa do Cooperjovem aqui em Entre Rios do Oeste bem de perto, junto com a assessoria de cooperativismo, diretoria, professores, funcionários e alunos da escola, nos sentimos muito felizes e recompensados pelo trabalho que vem sendo feito e que agora foi reconhecido a nível estadual, com o trabalho realizado pela Escola Municipal Presidente Médici, que teve seu embasamento na formação de uma cooperativa dentro da escola, denominada Cooperkids, sob a presidência da aluna Emili Kauany Vicente, que foi fundada dentro de todas as normas de uma cooperativa, com o objetivo de fazer pé-de-moleque, para vender e com parte da receita, comprar brinquedos para as crianças carentes do município no Dia das Crianças”, ressalta.

Ele explica que o mais nos deixa a todos muito felizes, além da premiação recebida, é que a ideia do Cooperativismo está sendo entendida pelas pessoas que participam do Cooperjovem, desde alunos, professores, familiares e a comunidade como um todo. “Prova foi o sucesso da feira de pé-de-moleque, que alem de arrecadar fundos para a cooperativa, envolveu toda a escola, bem como os pais dos alunos, despertando o sentimento autêntico do Cooperativismo, ou seja, através da união de todos alcançamos resultados que sozinhos não seriam possíveis”, enfatiza.

Ademar comenta que o verdadeiro Cooperativismo, além de proporcionar uma melhor condição de vida social e econômica para todos os seus participantes, tem como responsabilidade também preparar melhores pessoas e cidadãos para a sociedade. “E é isso que podemos ver aqui em Entre Rios do Oeste, por meio dos conceitos ensinados no programa Cooperjovem, tão difundido e apoiado pela Copagril”, finaliza.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens