Notícias

Comissão técnica da Copagril Futsal apresenta balanço da pré-temporada

Compartilhar

Na última sexta-feira (7), a comissão técnica da equipe de futsal Copagril/Sempre Vida/Marechal Cândido Rondon se reuniu com a diretoria da cooperativa para falar sobre a preparação do time, prestes a iniciar o Campeonato Paranaense.

O preparador físico, Raphael Roel Martins, e o fisioterapeuta, Tiago Duarte Vieira, destacaram os exames realizados no início da pré-temporada e explicaram como cada resultado será aplicado no dia a dia dos atletas, tudo demonstrado em gráficos e tabelas de acompanhamento. Com pouco mais de um mês de trabalho, Raphael afirmou que já é possível observar em relatórios diários, mensais e semanais diversos avanços nos atletas, tanto nas condições físicas quanto de jogo.

Uma ação muito importante realizada pela comissão é de prevenção de lesões. Para isso, foram levados em conta os resultados dos exames isocinéticos e cardiológicos feitos em parceria com o Centro Integrado de Análise do Movimento (Ciam), em Maringá, e com o Centro Cardiológico de Cascavel (Pró-Cardíaco).

De acordo com Raphael, com base nestas informações mais os acompanhamentos individualizados será possível chegar ao fim da pré-temporada sem riscos de lesões graves registradas. “Este é um resultado muito positivo se compararmos com a pré-temporada de 2013, quando houve quatro lesões”, afirmou. De acordo com o supervisor técnico da equipe, Eduardo Santana, são poucas as equipes de futsal do país que fazem uso de todas estas ferramentas na preparação dos atletas. “Somos muito gratos pela diretoria da Copagril compreender a importância de todo este trabalho de exames e prevenção, que com toda a certeza faz diferença em quadra e na saúde dos jogadores, possibilitando que eles expressem todo o seu potencial”, afirmou.

O técnico Marquinhos Xavier também falou sobre a evolução em quadra e afirmou que ainda há muito para ser feito, devido ao pouco tempo transcorrido até agora. Segundo ele, há um trabalho muito forte para motivar os atletas e deixá-los ainda mais confiantes para encararem os desafios deste ano, principalmente as competições de nível nacional.

O diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, parabenizou o trabalho minucioso da comissão técnica e afirmou estar confiante. “Temos toda a estrutura e os atletas necessários para alcançarmos os objetivos para este ano e nos tornarmos uma equipe cada vez mais vitoriosa”.

 

Em quadra

Na próxima sexta-feira (14), a Copagril faz sua estreia no Campeonato Paranaense Chave Ouro de 2014. O jogo será em casa, no ginásio Ney Braga, às 20 horas, contra a equipe do Marreco, de Francisco Beltrão. Na próxima semana, o time Rondonense disputará a vaga paranaense na Liga Sul, através da Copa dos Campeões do Paraná, que será realizada em Umuarama. Pouco depois, é a vez da primeira competição nacional deste ano, a Taça Brasil, marcada para começar no dia 6 de abril, em Cratéus, no Ceará.

Galeria de imagens