Notícias

Atletas passam por exames para intensificar preparação física

Compartilhar

O exercício físico, apesar de ter inúmeros benefícios, pode acarretar riscos para pessoas com problemas de saúde ou com lesões. É por isso que atletas e comissão técnica da equipe Copagril/Sempre Vida/Marechal Cândido Rondon Futsal estão passando por uma série de exames, com o objetivo de atestar as condições e o preparo físico para suportar as atividades intensificadas, comuns aos atletas profissionais.

Na semana passada, foram feitos dois exames extremamente importantes. Na quinta-feira (6), o grupo foi até Maringá para realizar a avaliação isocinética e, no sábado (8), seguiram até a clínica Pró Cardíaco, em Cascavel, para conferir a saúde do coração.

Força

O primeiro trabalho foi realizado no Centro Integrado de Análise do Movimento (Ciam) e houve duas avaliações. Uma é a dinamometria isocinética, para verificar a musculatura. Este exame identifica força, velocidade e potência do atleta, e ainda as possíveis “falhas”. Ele é importante na busca pelo equilíbrio corporal, por meio da musculação e outros exercícios, e, assim, prevenir as lesões no lado “mais fraco” do corpo. O outro exame é feito em uma plataforma, que avalia a força e o equilíbrio do jogador, identificando as ações que ele exerce contra o solo, impulsões e aterrissagens.

 

Coração

No sábado (8), os exames foram realizados no Centro Cardiológico de Cascavel (Pró-Cardíaco). O responsável pelos exames, Dr Alcirley de Almeida, explicou que foram conferidas a saúde do coração e a capacidade cardiopulmonar. “Avaliamos se todos estão aptos para a atividade física competitiva. Há casos em que o atleta tem algum problema no coração que ele desconhece, e o exercício intensificado pode até provocar a morte. Mas, felizmente, no caso da Copagril, todos estão com o coração saudável”, revelou o médico. Alcirley explicou, também, que com o resultado dos exames em mãos, o preparador da equipe pode avaliar a capacidade física e a resistência de cada um e elaborar planos individuais seguros para melhorar ainda mais estas características.

 

Ossos

Já nesta semana, na terça e quinta-feira (11 e 13), foi a vez do ortopedista do convênio Sempre Vida, Juliano Bortolletto, avaliar a estrutura óssea dos jogadores com histórico de lesão. “Foram solicitados alguns exames, mas nenhum problema foi detectado”, explicou Tiago Vieira Duarte, o fisioterapeuta da equipe.

Saúde Bucal

Os próximos exames estão marcados para sábado (15) e serão realizados na clínica odontológica Oral Clin, com os dentistas Alciney de Almeida Luiz, Loiva Grasel Refatti e Valdir Luiz Refatti. De acordo com Loiva, neste primeiro momento será realizado um exame clínico da saúde bucal, para averiguar se há alguma necessidade de tratamento. Segundo a dentista, o objetivo é prevenir o surgimento de qualquer complicação que possa resultar em dor ou exija um tratamento mais intenso, para não atrapalhar o desempenho dos atletas em quadra e até mesmo nos treinamentos.

Galeria de imagens