Notícias

MEIO AMBIENTE: Fórum promove treinamento sobre resíduos sólidos

Compartilhar

Gestores, técnicos e analistas da área de meio ambiente das cooperativas do Paraná e que integram o Fórum do Meio Ambiente do Sistema Ocepar participam, nesta quarta-feira (17/10), de um treinamento sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Realizado na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, o treinamento é ministrado pelo diretor de Controle e Recursos Ambientais (Diram), do Instituto Ambiental do Paraná, e também professor do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE), Paulo Eduardo Oliveira de Barros. A finalidade é capacitar os técnicos para elaborar um plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, além de propiciar conhecimento sobre legislação e regulamentos técnicos dos resíduos, logísticas, normas e regulamentos técnicos dos resíduos, logística reversa e responsabilidade compartilhada.

Dúvidas - “O objetivo é focar, principalmente, na questão dos resíduos industriais, que é o foco de interesse das cooperativas que atuam com agroindustrialização”, disse Oliveira de Barros. Segundo ele, uma das principais dúvidas na implantação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos refere-se a como fazer a adequação interna desse plano e qual o destino para cada tipo de resíduos, tomando todos os cuidados para que isto seja feito da maneira mais correta possível. “Hoje há o princípio da corresponsabilidade, ou seja, a empresa é responsável até o final do ciclo de vida de todo o resíduo que gera. Então, é preciso tomar muito cuidado, não apenas dentro da empresa, mas também fora dela. E a legislação é bastante dura”, explica.

Imagem – De acordo com ele, além de atentar para as sanções legais, é preciso cuidar porque um plano de gerenciamento de resíduos mal executado pode trazer prejuízos para a imagem da empresa. “Quando destina-se um resíduo de maneira inadequada, como uma embalagem mal acondicionada, por exemplo, a população passa a ver negativamente a imagem da empresa, associando a sua marca como a de uma empresa que não respeita o meio ambiente. Então, tem que tomar cuidado, contratar uma empresa que dê um destino final e adequado às embalagens, aos seus resíduos industriais, para que isso não se reverta contra o empreendedor, e sim em benefício para a empresa”, conclui.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens