Notícias

Projeto Águas do Futuro: mais uma nascente recuperada!

Compartilhar

“É um trabalho cansativo, mas que ao ser concluído, resulta na sensação de papel cumprido” Ricardo Oguino

 

 

 

 

 

Depois de um dia de trabalho exaustivo, mas extremamente gratificante, o Projeto Águas do Futuro, que é uma parceria entre a Associação dos Comitês de Jovens da Copagril (ACJC) e a Copagril, resultou em mais uma nascente recuperada.

Desta vez, os trabalhos foram realizados no dia 04 de setembro, na propriedade de Ricardo Oguino, em Marechal Cândido Rondon. O local é utilizado para a prática de trilhas ecológicas, integrando o Projeto Ricas Trilhas Verdes.

Participaram dos trabalhos, o técnico ambiental da Copagril, Maycon Ricardo Zimermann (coordenador do projeto), os jovens cooperativistas, o representante da Conceito Ambiental, Jeferson Vorpagel, o proprietário da área e coordenador do Projeto Ricas Trilhas Verdes, Ricardo Oguino e alguns estudantes de agronomia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). As atividades tiveram a orientação do especialista em recuperação de nascentes, Pedro Diesel.

 

Águas do Futuro

 

Com base nas políticas ambiental, social, qualidade e segurança alimentar da Copagril, pensando no bem-estar dos associados e seus familiares, a Copagril desenvolve o Projeto Águas do Futuro. Na cooperativa, o projeto tem como coordenador Maycon Ricardo Zimermann, vice-coordenadora Cremilde Andreolli e um representante da ACJC em cada área de atuação que existe o comitê de jovens.

O projeto tem em sua dinâmica responsabilidades de cada um dos participantes do processo. Por parte da Copagril, é indicar o coordenador, intensificar e cadastrar as nascentes a serem recuperadas, dar orientação técnica ao desenvolvimento do projeto, monitorar a manutenção das nascentes recuperadas e fornecer todas as ferramentas necessárias para execução dos serviços de recuperação.

Já a ACJC, é responsável por indicar um coordenador por ano em curso, fomentar, divulgar e buscar interessados para recuperar nascentes, além de auxiliar e disponibilizar mão-de-obra à recuperação das mesmas.

O município também é parceiro do projeto e tem como responsabilidade fornecimento de máquinas e um operador, quando necessário, para recuperar as nascentes. Por parte dos produtores associados da Copagril, além de conhecer o projeto, devem assinar o termo de cooperação, fornecer os materiais necessários à recuperação (cimento, canos, lonas, pedras marroadas e terra peneirada), dispor de um ou mais funcionários para auxiliar na execução da recuperação da nascente, providenciar o isolamento da área de, no mínimo, cinco metros, para evitar o acesso de gado e outros animais e manter as boas condições das nascentes recuperadas.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens