Notícias

Suinocultores da Copagril são premiados pelo Programa Suíno Certificado Frimesa

Compartilhar

Um grupo de suinocultores da Copagril foi premiado pelo Programa Suíno Certificado Frimesa, em Medianeira, Paraná, durante evento realizado no dia 03 de dezembro.

Na ocasião foram premiados os produtores certificados que obtiveram as melhores notas nas visitas de monitoria realizadas pelas auditoras do Programa Suíno Certificado ao longo do ano de 2024.

Na categoria UPD, foram premiados os produtores Leonor Buss (1º lugar), Jacó Deves (2º lugar) e César Luís Scherer - Granja Vô Manzke (3º lugar).

Na categoria creche, foram premiados os produtores Fabio Knaul (1º lugar), Lucas Andrei Sauer e Arlei Adilson Sauer (2º lugar) e Claudiomar Gartner (3º lugar).

Já na categoria terminação, foram premiados os produtores Ilton Eckhardt (1º lugar), Janice Fenner Griep (2º lugar), Leomar Fritch e Tiago Adriel Griep (3º lugar).

A equipe técnica do Fomento de Suínos da Copagril acompanhou os produtores premiados no evento, onde também se fizeram presentes produtores e equipes técnicas das demais cooperativas afiliadas à Frimesa: Copacol, CVale, Lar e Primato.

Programa Suíno Certificado Frimesa

A Cooperativa Agroindustrial Copagril é uma das cinco cooperativas filiadas ao Sistema Frimesa e que aderiram ao Programa Suíno Certificado Frimesa, que visa à certificação por meio da adequação do sistema de produção de suínos, especialmente nas unidades de produção: as Unidades Produtoras de Desmamados (UPDs), as Unidades Produtoras de Leitões (UPLs), Creches e Terminações, de acordo com as legislações vigentes, boas práticas de produção, ética e tendências de mercado consumidor.

O processo de certificação consiste em treinamentos de capacitação dos trabalhadores envolvidos e também adequação das unidades de produção além de auditorias de certificação e visitas de monitoramento. Os treinamentos são voltados para a saúde e segurança dos trabalhadores, assim como para a capacitação na utilização de defensivos agrícolas e equipamentos de proteção individual.

Os treinamentos também envolvem boas práticas em qualidade no âmbito do Programa de Qualidade 5S, incluindo o preenchimento e organização da documentação envolvida e o módulo Frimesa, no qual são abordados assuntos de bem-estar animal, uso racional de antimicrobianos, biosseguridade das granjas, controle de pragas e vetores de doenças, saúde e higiene dos trabalhadores, meio ambiente, doenças de notificação obrigatória e também zoonoses de importância na suinocultura.

O programa é estruturado em cinco pilares.

O primeiro pilar é a rastreabilidade, que abrange o modo como as documentações e formulários são organizados, preenchidos e arquivados.

O segundo pilar é sobre saúde e segurança dos alimentos, envolve o uso racional de medicamentos, cuidados com a carência de medicamentos e cuidados com a presença de agulhas e outros corpos estranhos nas carcaças dos animais, pensando na plataforma do frigorífico.

O terceiro pilar é a parte de saúde e segurança dos trabalhadores e foca na importância do uso dos equipamentos de proteção individual, o cuidado com as estruturas das granjas, as instalações, para que não causem riscos, tanto às pessoas quanto aos animais.

O quarto pilar é voltado ao meio ambiente e preza pelo adequado direcionamento dos resíduos gerados pelo sistema de produção, tais como dejetos, carcaças, restos de aparição, além de resíduos veterinários.

Já o quinto pilar é do bem-estar animal e está diretamente ligado ao sistema de produção como um todo.

Os benefícios oriundos da implantação do programa são a melhoria do ambiente de trabalho, melhorias sanitárias, o atendimento das legislações vigentes, o atendimento das exigências dos consumidores e retorno econômico nas unidades de produção.

Galeria de imagens