O uso de minerais como suplemento animal tem como foco a saúde dos animais.
Os suplementos minerais são vitais para os bovinos em todas as fases da vida, já que possuem ações e efeitos bem visíveis, atuando principalmente no crescimento, na reprodução (fertilidade), na lactação, no ganho de peso, na conversão alimentar e ainda na longevidade produtiva.
Segundo a zootecnista do setor de nutrição animal na área de ruminantes e peixes da Copagril, Monique Bayer, o avanço da eficiência produtiva e do melhoramento genético desencadearam em um aumento da necessidade de suplementação dos animais. Suplementar é adicionar à dieta a quantidade de minerais e vitaminas indisponível nos alimentos ofertados na propriedade e que são fundamentais para o sucesso da atividade.
De acordo com o produtor Weslei Dias da Silva, associado da Copagril cuja propriedade fica localizada na Sub Sede, distrito de Santa Helena em sua produção são utilizados dois tipos de minerais, um tipo para todos os animais do estabulo onde o produtor em questão mistura diretamente com a ração e o outro para o consumo livre e direto no cocho, sendo esse direcionado para as vacas lactantes.
Sobre os resultados, ele comenta: “o resultado vem sendo bem interessante. Os animais estão emprenhando bem, a produção está sempre alta e as novilhas estão com um bom desenvolvimento. Usar sal mineral é sempre muito importante. ” – Afirma.
Estudos de exigências mínimas de nutrientes são realizados e atualizados frequentemente pelo NRC (National Research Council) e determinam o consumo mínimo diário por categoria animal. Vitaminas e minerais são essenciais para todas as fases de bezerras (os) e novilhas (os) e a suplementação vitamínica e mineral é essencial para vacas em lactação e para bovinos de corte.
Suplementos e núcleos
Os suplementos e núcleos são produtos complexos compostos por minerais.
Conforme explica a zootecnista do setor Fomento Leite da Copagril, Monique Bayer, os minerais e vitaminas são fundamentais para que os processos metabólicos ocorram, impactando drasticamente no desenvolvimento dos animais, seja ele de mantença, produtivo ou reprodutivo.
A demanda dos minerais ao longo das fases da vida bovina é extremamente alta, principalmente no primeiro terço de lactação das vacas. Entretanto, no terço final de lactação, quando o volume de leite produzido já está reduzido, o cuidado da suplementação se refere à mantença da vaca e ao crescimento do feto, uma vez que este é o período de maior desenvolvimento fetal. Vacas em lactação devem consumir a quantidade mínima necessária para mantença, produção e reprodução.
Em relação aos bovinos de corte, Monique explica que para atender às exigências de minerais na dieta de bovinos de corte, podemos lançar mão de diferentes tipos de suplementos, sejam eles minerais (compostos apenas por macro e micro minerais), vitaminados (com minerais e vitaminas), proteicos (com inclusão de ureia) e proteico energéticos (com inclusão de ureia e alguma fonte de energia, normalmente vinda de milho).
E ela ainda complementa que para animais jovens, em crescimento ou recria, a deficiência energética e mineral pode reduzir a taxa de crescimento. Bovinos em fase de acabamento também necessitam de maior teor energético e mineral na dieta para melhor recobrimento de carcaça. Vacas em cria necessitam de suplementação proteico energética para produção de leite em períodos de escassez de alimentos na propriedade.
Copagril
As rações da Copagril apresentam minerais e vitaminas que auxiliam na suplementação de vitaminas, minerais, energia e proteína da dieta. Contudo, o produtor deve realizar suplementação de minerais e vitaminas para animais de alto desempenho. Tudo vai depender da estratégia da fazenda. Por isso, o produtor deve procurar um profissional técnico para indicar o suplemento que melhor atende à propriedade.
Mas vale a pena ressaltar que a escolha do tipo de suplemento deve ser conduzida de acordo com a realidade da dieta na propriedade, disponibilidade de alimentos, custos de produção, estratégia adotada e faturamento da fazenda. No inverno, por exemplo, quando ocorre a redução de chuvas e disponibilidade de pastagens, podemos utilizar um suplemento proteico, ou proteico energético, dependendo da categoria de animais.
Portanto, aproveite que a Copagril está realizando no mês de fevereiro a Campanha de Suplementos Minerais nas Lojas Agropecuárias. Até sábado, dia 10 de fevereiro, você encontra suplementos minerais com preços e condições especiais.