notícias

Mensagem do presidente do Sistema Ocepar sobre o Dia Internacional do Cooperativismo

07/07/2018

Mensagem do presidente do Sistema Ocepar sobre o Dia Internacional do Cooperativismo

“Comemoramos neste sábado, dia 7 de julho, o 96º Dia Internacional das Cooperativas, data instituída pela Aliança Cooperativa Internacional, e o 24º Dia Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações (ONU). Estas datas foram criadas por esses dois importantes órgãos para que possamos refletir sobre a atuação diferenciada das cooperativas e os reflexos positivos na sociedade.

Hoje, no Paraná, mais de um 1,5 milhão de pessoas são ligadas a uma cooperativa, em 10 diferentes ramos (agropecuário, crédito, saúde, transporte, educação, infraestrutura, trabalho, habitacional, consumo e turismo). Se estendermos o alcance aos familiares, podemos afirmar que 1/3 da população paranaense usufrui, direta ou indiretamente, da atuação do cooperativismo. Penso que se a opção de tantos paranaenses é pelo cooperativismo, então, isso significa que estamos lidando com algo bom, viável e que tem produzido resultados importantes para toda a sociedade.

O cooperativismo não é uma filosofia, uma teoria apenas. Estamos falando de empresas sólidas, organizadas, modernas, e que estão no mercado competindo de igual para igual com outras empresas, muitas delas multinacionais.

O cooperativismo é uma força que leva o Paraná para frente. Sua importância começa pelo fato de que seu principal objetivo, aquilo que está na sua essência, é buscar o desenvolvimento das pessoas. No lugar de ficar esperando que alguém faça alguma coisa por você, o que se pretende é que as pessoas tenham a atitude de buscar o seu próprio desenvolvimento.

Se você se organizar economicamente, pode ter mais renda. E, com mais renda, não precisa depender do governo. Às vezes, as pessoas ficam esperando que Deus, o governo, os empresários resolvam sua vida. Mas é possível perceber que, através da cooperação com outras pessoas, e, muitas, vezes, com atitudes simples, é possível mudar de vida, não depender de favor.

O cooperativismo dá autonomia para a pessoa buscar o seu desenvolvimento econômico e social. Este é o fundamento principal do cooperativismo e também o seu maior diferencial. Não podemos ficar esperando que alguém faça algo por nós. Primeiramente, a ação depende de mim. E, num segundo momento, depende que eu coopere, busque somar esforços.

Essa autonomia e consciência de que não podemos ficar esperando que alguém faça algo por nós abrange todos os aspectos da vida, seja na educação, na carreira profissional, na família e até na política. No Brasil, estamos vivendo um momento político muito importante e, se não fizermos nada, tudo vai ficar do jeito que está. O cooperativismo desperta o sentimento de que, juntos, somos mais fortes e podemos fazer a diferença. Isso é buscar crescer, é estimular a não dependência, é motivar você a fazer a sua parte e de forma bem-feita. O cooperativismo faz isso.

Estamos inseridos num movimento que estimula a cooperação. Desde pequena, a pessoa é incentivada a competir. Mas, se você aprender a cooperar na família, na sociedade e na comunidade, também irá crescer, porém, de forma sustentável.

Saindo do aspecto pessoal, para a algo mais amplo, chegamos ao ponto que trata do quanto o cooperativismo reflete, dinamiza, contribui para o desenvolvimento das comunidades locais. Hoje, no Paraná, a movimentação econômica das cooperativas é de R$ 70 bilhões. No meio rural, as cooperativas já recebem quase 60% de toda a produção agropecuária do estado. Isso faz uma diferença muito grande, porque os resultados econômicos não saem da comunidade.

A cooperativa não tem um segundo endereço. O normal é uma empresa hoje estar aqui, mas amanhã mudar para China ou outro país. Uma empresa mercantil muda de endereço ou transfere seus rendimentos conforme os ares do mercado. Já a cooperativa tem que dar certo no seu local de origem. Esse compromisso com a comunidade é fundamental porque se traduz na geração de empregos, tributos, bem como alimenta uma rede de empresas locais, seja no comércio, na indústria, etc.

A cooperativa não cresce sozinha. Ela estimula o progresso da comunidade. Percebemos uma diferença muito grande dos municípios onde há uma cooperativa instalada. Ao movimentar, somente no Paraná, quase 60% da safra e gerar milhares de empregos, a cooperativa promove riqueza e desenvolvimento. E isso fica na comunidade.

A importância do cooperativismo se estende para todos os ramos. No transporte, por exemplo, e, se os caminhoneiros autônomos estivessem melhor organizados, fossem ligados a uma cooperativa, não estariam passando pelos problemas que estão atravessando e, possivelmente, não teriam desencadeado uma greve que parou praticamente todo o país.

No ramo de infraestrutura, foram as cooperativas que levaram a energia elétrica para o campo. E hoje estão ajudando a levar fibra ótica, contribuindo para que o campo possa estar conectado e acompanhando as evoluções tecnológicas. Na saúde, basta imaginarmos o que seria da rede pública, se não fossem as cooperativas médicas. No crédito, as cooperativas dos Sistemas Sicredi, Sicoob e Uniprime, bem como as independentes, estão ajudando a democratizar acesso a serviços financeiros, diminuindo a dependência dos bancos.

Então, neste Dia Internacional das Cooperativas, vamos mostrar ao mundo que é possível crescer com democracia, equidade e justiça social; que as pessoas podem, por meio da cooperação, crescer e se desenvolver como pessoas e profissionais; e que nos orgulhamos em fazer parte deste movimento tanto tem feito para tornar este mundo melhor para nós e para a s próximas gerações.” (José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar)

Outras Notícias:


Copagril realiza Dia de Campo do Milho Safrinha em Itaquiraí 21/07/2018 Copagril realiza Dia de Campo do Milho Safrinha em Itaquiraí

A Cooperativa Agroindustrial Copagril realizou neste sábado (21) o Dia de Campo do Milho Safrinha no município de Itaquiraí (MS), tendo por local a fazenda... ...


Ganhadora da moto no sorteio da promoção Trink e Copagril é de Quatro Pontes 21/07/2018 Ganhadora da moto no sorteio da promoção Trink e Copagril é de Quatro Pontes

Aconteceu na manhã de hoje (21), em frente ao Supermercado Copagril II, em Marechal Cândido Rondon, mais um sorteio da promoção “Show de Prêmios Copagril... ...


Cuidados evitam perdas na colheita de milho safrinha 20/07/2018 Cuidados evitam perdas na colheita de milho safrinha

Com o início da última etapa do processo produtivo do milho safrinha se iniciando, alguns cuidados para a adoção de técnicas para diminuição de perdas na... ...


Produtores aproveitam condições favoráveis para colheita do milho safrinha 19/07/2018 Produtores aproveitam condições favoráveis para colheita do milho safrinha

A sequência de dias ensolarados e a baixa umidade do solo proporcionam condições favoráveis para que os produtores realizem os trabalhos de colheita de milho... ...


Localizacação Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS