notícias

Regulagem da plantadeira favorece maior qualidade no plantio

13/09/2017

Regulagem da plantadeira favorece maior qualidade no plantio

Antes de iniciar os trabalhos de implantação das culturas de verão, a área técnica da Copagril orienta aos produtores que providenciem a revisão da semeadeira e dos implementos que serão utilizados no plantio da safra 2017/2018.

De acordo com o engenheiro agrônomo da unidade Copagril de Entre Rios do Oeste, Juliano Tártaro, uma boa regulagem dos equipamentos contribui para uma melhor qualidade no plantio. “É de suma importância regular a plantadeira para que ela faça a distribuição das sementes e do adubo no solo de forma correta e uniforme. A regulagem correta promove osucesso do plantio, favorece maior produtividade da cultura, e consequentemente maior rentabilidade parao produtor”, declara.

Segundo o profissional, o primeiro passo na regulagem da plantadeira é a escolha correta dos discos e anéis que serão utilizados. Após a escolha do disco, deve-se realizar um teste prático para confirmar a precisão da escolha. Com o disco em mãos e uma pequena amostra de sementes, escolhe-se o anel com friso para sementes redondas ou liso para sementes chatas. Selecionam-se então, duas sementes menores e verifica-se se as duas sementes cabem no mesmo furo (checagem de prováveis duplas). Da mesma forma, selecionam-se as maiores sementes e verifica-se se estas passam com alguma folga pelos furos (checagem das prováveis falhas).

Engrenagens

A combinação de engrenagens é a responsável pela distribuição do número de sementes na linha de plantio. Conforme Juliano Tártaro, deve-se escolher a relação de engrenagem que mais se aproxima do número de sementes desejado por metro linear.

“Durante a regulagem, deve-se observar, principalmente, a quantidade de sementes que está caindo por metro linear, a distribuição destas sementes, a profundidade e, em especial a uniformidade do plantio. Deve-se levar em conta que as condições do solo podem mudar de talhão para talhão. Desta forma, a regulagem da plantadeira precisa ser constantemente monitorada e caso necessário, devem ser feitas novas regulagens durante o plantio”, explica.

Adubo

Além disso, é preciso que se dê uma atenção especial para a profundidade e o local de deposição do adubo. Obrigatoriamente, este deve ser posicionado ao lado e abaixo da semente, evitando-se efeitos de salinização e uma possível redução na taxa de germinação e emergência. “Também não podemos esquecer da velocidade de trabalho da plantadeira que deverá ficar entre 4 e 6 km/hora para mantermos a regularidade de distribuição das sementes e do fertilizante”, acrescenta o agrônomo.

Caso o produtor tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com os profissionais da Copagril que irão auxiliá-lo nesse momento tão importante. A Copagril também dispõe de peças e implementos novos, em caso de necessidade de reposição.

Outras Notícias:


Sistema OCB lança campanha nacional de valorização das cooperativas brasileiras: Somoscoop 22/11/2017 Sistema OCB lança campanha nacional de valorização das cooperativas brasileiras: Somoscoop

Muita gente por aí ainda não se deu conta de que boa parte daquilo que consome – desde serviços até produtos de primeira necessidade ou itens de alto valor... ...


Loja de Maquinários Agrícolas da Copagril terá dois dias de promoções especiais 21/11/2017 Loja de Maquinários Agrícolas da Copagril terá dois dias de promoções especiais

A Loja de Máquinas Agrícolas da Copagril de Marechal de Cândido Rondon proporcionará nessa quarta-feira (22) e quinta-feira (23) oportunidades para os agricultores... ...


Localizacação Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS