notícias

Copagril alerta para risco extremo de incêndios

12/07/2017

Copagril alerta para risco extremo de incêndios

A baixa umidade relativa do ar registrada nos últimos dias têm elevado o risco de incêndios na região Oeste paranaense. O Instituto Simepar de Tecnologia e Informações Ambientais classifica o momento atual como sendo de "risco extremo" para incêndios florestais nessa região.

Diante do atual período de colheita do milho safrinha, a Copagril alerta os seus produtores associados quanto ao risco, tendo em vista a presença de palhada seca nas lavouras, além da dispersão de partículas dos trabalhos de colheita, que são combustíveis em potencial.

Ontem (11/07), os Bombeiros foram acionados para combater incêndio em um silo às margens da rodovia entre Cascavel e Toledo, em uma empresa localizada na BR-467. O fogo foi rapidamente controlado e ninguém se feriu. Mesmo não se tratando de silos da Copagril, o ocorrido serve de alerta para todos os produtores e também funcionários.

Na sexta-feira passada um caminhão ficou totalmente destruído após incendiar durante a colheita de milho em uma lavoura no distrito de Vila Celeste, em Santa Helena. Além do caminhão, a carga também foi destruída pelas chamas. O motorista não soube explicar a causa do incêndio.

A Defesa Civil de Santa Helena realizou o rescaldo do local para evitar novo princípio de incêndio. Também nesse caso ninguém ficou ferido.

Dicas importantes

Normalmente, a partir de julho, a umidade relativa do ar fica muito baixa, proporcionando a ocorrência de queimadas, podem causar danos ao meio ambiente, danos materiais e à saúde, por isso é importante prestar atenção nos seguintes detalhes:

- Não jogue pontas de cigarro próximo a qualquer tipo de vegetação.

- Mantenha as máquinas e os equipamentos limpos de óleos e poeiras.

- Abasteça as máquinas a frio e em locais com pouca vegetação.

- Caso você queime algo no campo aberto, apague com água o resto do fogo em para evitar que o vento leve as brasas para a mata ou palhas secas.

- Se for queimar algo, faça somente com autorização do Instituto Estadual de Florestas, Ibama ou órgãos competentes e de forma controlada, com a construção de barreiras e valas que impeçam a propagação das chamas.

- Não realize queimadas a menos de 15 metros de rodovias, e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

- É proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais.

- Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros (193) deve ser avisado o mais depressa possível.

Outras Notícias:


Sistema OCB lança campanha nacional de valorização das cooperativas brasileiras: Somoscoop 22/11/2017 Sistema OCB lança campanha nacional de valorização das cooperativas brasileiras: Somoscoop

Muita gente por aí ainda não se deu conta de que boa parte daquilo que consome – desde serviços até produtos de primeira necessidade ou itens de alto valor... ...


Loja de Maquinários Agrícolas da Copagril terá dois dias de promoções especiais 21/11/2017 Loja de Maquinários Agrícolas da Copagril terá dois dias de promoções especiais

A Loja de Máquinas Agrícolas da Copagril de Marechal de Cândido Rondon proporcionará nessa quarta-feira (22) e quinta-feira (23) oportunidades para os agricultores... ...


Localizacação Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS