notícias

Copagril alerta para risco extremo de incêndios

12/07/2017

Copagril alerta para risco extremo de incêndios

A baixa umidade relativa do ar registrada nos últimos dias têm elevado o risco de incêndios na região Oeste paranaense. O Instituto Simepar de Tecnologia e Informações Ambientais classifica o momento atual como sendo de "risco extremo" para incêndios florestais nessa região.

Diante do atual período de colheita do milho safrinha, a Copagril alerta os seus produtores associados quanto ao risco, tendo em vista a presença de palhada seca nas lavouras, além da dispersão de partículas dos trabalhos de colheita, que são combustíveis em potencial.

Ontem (11/07), os Bombeiros foram acionados para combater incêndio em um silo às margens da rodovia entre Cascavel e Toledo, em uma empresa localizada na BR-467. O fogo foi rapidamente controlado e ninguém se feriu. Mesmo não se tratando de silos da Copagril, o ocorrido serve de alerta para todos os produtores e também funcionários.

Na sexta-feira passada um caminhão ficou totalmente destruído após incendiar durante a colheita de milho em uma lavoura no distrito de Vila Celeste, em Santa Helena. Além do caminhão, a carga também foi destruída pelas chamas. O motorista não soube explicar a causa do incêndio.

A Defesa Civil de Santa Helena realizou o rescaldo do local para evitar novo princípio de incêndio. Também nesse caso ninguém ficou ferido.

Dicas importantes

Normalmente, a partir de julho, a umidade relativa do ar fica muito baixa, proporcionando a ocorrência de queimadas, podem causar danos ao meio ambiente, danos materiais e à saúde, por isso é importante prestar atenção nos seguintes detalhes:

- Não jogue pontas de cigarro próximo a qualquer tipo de vegetação.

- Mantenha as máquinas e os equipamentos limpos de óleos e poeiras.

- Abasteça as máquinas a frio e em locais com pouca vegetação.

- Caso você queime algo no campo aberto, apague com água o resto do fogo em para evitar que o vento leve as brasas para a mata ou palhas secas.

- Se for queimar algo, faça somente com autorização do Instituto Estadual de Florestas, Ibama ou órgãos competentes e de forma controlada, com a construção de barreiras e valas que impeçam a propagação das chamas.

- Não realize queimadas a menos de 15 metros de rodovias, e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

- É proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais.

- Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros (193) deve ser avisado o mais depressa possível.

Outras Notícias:


Aberta programação da Expo Rondon 2017 22/07/2017 Aberta programação da Expo Rondon 2017

Um grande público compareceu ao primeiro dia de programação da Expo Rondon 2017, ontem (21), no parque de exposições de Marechal Cândido Rondon. ... ...


Funcionários da Copagril realizam capacitação sobre Inteligência de Negócios 21/07/2017 Funcionários da Copagril realizam capacitação sobre Inteligência de Negócios

Com o objetivo de ampliar a eficiência nos negócios, a Cooperativa Agroindustrial Copagril está oferecendo a funcionários uma capacitação em Business... ...


Localizacação Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS