notícias

Dia da Conservação do Solo é celebrado neste sábado

15/04/2017

Dia da Conservação do Solo é celebrado neste sábado

Neste sábado (15) é celebrado o Dia Nacional da Conservação de Solo, uma data estabelecida com o objetivo de alertar para a importância de utilizar o solo de forma responsável, evitando sua degradação e visando manter a capacidade produtiva desse recurso natural.

Na definição da engenheira civil, Shoshana Signer, "o solo é um recurso que dá sustentação à existência de todo ser vivo na Terra, e particularmente, aos campos de cultivo e pastagens que fornecem nossos alimentos. O homem é o maior agente geológico em ação no Planeta; suas ações modificam a Terra mais do que qualquer agente natural".

Plantio Direto

No Paraná, foi implantado em 1980 o Programa de Conservação de Solo e Água, o qual perdurou até a década de 90, incentivando a formação de terraços para conter a perda de solos pela erosão causada pelas águas da chuva.

Nesse mesmo período também foi consolidado o Sistema de Plantio Direto, o qual teve papel fundamental para a eficiência no Programa de Conservação de Solo e Água, desenvolvido pela pesquisa com as seguintes práticas de manejo: não revolver o solo, plantar em nível, manter o solo permanentemente coberto com palhada e rotação de culturas de verão e inverno com diferentes espécies de adubos verdes. As utilizações de todas essas práticas contribuíram para reduzir ainda mais as perdas de solo e de água.

Erosão

Porém, com o tempo, segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), as áreas agrícolas do Oeste do Estado do Paraná voltaram a sofrer com o retorno de processos erosivos do solo ocasionados por vários fatores, entre eles, confiança excessiva no sistema de plantio direto, aumento na compactação do solo, falta de manutenção, rebaixamento e até retirada das curvas de níveis que possuem importante função de conter, infiltrar e reter a água da chuva no solo.

Diante disso, a data celebrada nacionalmente neste sábado se encobre de importância, no sentido de alertar para a necessidade de retomar os cuidados com o solo.

A questão da conservação de solo deve ser abraçada por todos, tanto agricultores como pecuaristas, profissionais da área, instituições e empresas que trabalham no campo, pois todos podem adotar ou defender as boas práticas com o solo agrícola.

Outras Notícias:


Unidades Copagril têm dia especial de vendas de produtos Schemaq e Vence Tudo 25/04/2017 Unidades Copagril têm dia especial de vendas de produtos Schemaq e Vence Tudo

Para ajudar o produtor a contar com implementos agrícolas novos e modernos, a Loja de Máquinas Agrícolas da Copagril em parceria com a Schemaq e com a Vence... ...


Copagril recebe visita de pioneiros do cooperativismo no Paraná 25/04/2017 Copagril recebe visita de pioneiros do cooperativismo no Paraná

Os diretores executivos da Cooperativa Agroindustrial Copagril receberam, na manhã de hoje (25), a visita de dois pioneiros do cooperativismo no Paraná:... ...


Localizacação Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS