notícias

Copagril orienta sobre cuidados para evitar acidentes no manuseio de defensivos agrícolas

10/03/2017

Copagril orienta sobre cuidados para evitar acidentes no manuseio de defensivos agrícolas

Muito já têm se falado sobre os cuidados para evitar acidentes no trabalho de manuseio de defensivos agrícolas e, como os agricultores estão na época de utilizar esses produtos em suas lavouras, a Copagril elaborou algumas orientações sobre alguns cuidados e algumas observações que o agricultor deve fazer antes de aplicar estes produtos em sua propriedade.

Os defensivos agrícolas são produtos químicos usados no controle de plantas daninhas pragas e doenças nas culturas e causam sérios danos à saúde humana, aos animais e ao meio ambiente se não utilizados de maneira correta, por isso sua recomendação só pode ser feita por um profissional habilitado. Antes de decidir fazer uma aplicação, o agricultor deve obter orientações com um Engenheiro Agrônomo para identificar precisamente o alvo a ser controlado e investigar a existência de outros métodos, eficazes para o controle dos mesmos.

Caso realmente seja necessária a aplicação do defensivo, a orientação é de que o agricultor procure utilizar produtos menos tóxicos; leia com atenção todas as instruções sobre o manuseio e aplicação do produto que estão contidas no Receituário Agronômico, no rótulo e na bula do produto; além de comprar e utilizar apenas as doses recomendadas descritas no receituário elaborado pelo técnico.

Precauções

É importante que todas as pessoas que venham a trabalhar com defensivos agrícolas recebam treinamento a fim de usar e aplicar os defensivos de maneira correta e segura.

Toda vez que o agricultor for manusear um produto tóxico é recomendado que sejam usados os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), composto por calça e macacão de mangas compridas revestidos com material impermeável, luvas e botas de PVC, máscara com filtro de carvão ativado bem como óculos de segurança.

Outro fator importante é o transporte de agrotóxicos, que jamais poderá ser feito junto a pessoas, animais, forragens ou utensílios pessoais, para evitar a contaminação. O armazenamento dos materiais tóxicos deverá ser feito em local seguro, fora do alcance de crianças e animais e sempre em suas embalagens originais.

É necessário também realizar a tríplice lavagem e jamais reutilizar as embalagens vazias, mesmo que estas estejam bem lavadas, devendo ser armazenadas em local seguro até serem enviadas a um centro de recepção conforme cronograma.

Aplicações

É importante ainda que as aplicações dos defensivos sejam feitas nas horas menos quentes do dia para diminuir a evaporação do produto aplicado e facilitar o uso do equipamento de proteção individual.

Jamais pode-se comer, beber ou fumar durante o manuseio ou aplicação de agrotóxicos.

Ao encerrar a aplicação o produtor deverá tomar banho com bastante água corrente e sabão, sendo que as roupas usadas na operação devem ser lavadas separadamente.

Intoxicação

A intoxicação por conta de defensivos agrícolas pode ocorrer via respiratória, via digestiva e principalmente através de contato direto do produto com a pele, e os principais sintomas de intoxicação são: dor de cabeça; mal estar e cansaço; tontura e fraqueza; perturbação da visão; náuseas e vômitos; dor de barriga e diarreia; saliva e suar excessivos, além de dificuldades na respiração.

Em caso de intoxicação leve a pessoa intoxicada para um local ventilado, longe das fontes de contaminação; lave bem com água corrente e sabão as partes do corpo atingidas pelo produto; Providencie atendimento médico imediato, levando consigo a embalagem ou o rótulo do produto contaminante.

Tomando alguns cuidados o manuseio e utilização destes produtos se torna menos perigoso para quem vai utilizá-lo e para todas as pessoas, animais ou ambientes próximos dos locais de aplicação.

Conte com a Copagril

Agricultores que necessitam dos EPI's encontram diversos modelos e tamanhos disponíveis nas Lojas Agropecuárias da Copagril. Na cooperativa o agricultor conta também com profissionais habilitados a dar maiores instruções referentes a aplicação de defensivos agrícolas em sua propriedade.

Outras Notícias:


Copagril Futsal estreia na próxima sexta-feira na Liga Nacional de Futsal 29/03/2017 Copagril Futsal estreia na próxima sexta-feira na Liga Nacional de Futsal

Marcação intensa e foco nas primeiras colocações do campeonato. É com esse lema que a equipe Copagril/Sempre Vida/Sicredi/Marechal Cândido Rondon iniciará... ...


Jovens iniciam participação no Curso Modular promovido pela Copagril 29/03/2017 Jovens iniciam participação no Curso Modular promovido pela Copagril

Para realizar uma trajetória de sucesso é preciso estar disposto a buscar capacitação e desenvolvimento, pois as melhores oportunidades são aproveitadas... ...


Localizacação Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS