Produção de Grãos


Agricultura

Agricultura

As atividades da Copagril são baseadas em duas principais culturas: soja e milho. Todos os anos, são entregues na cooperativa mais de 180 mil toneladas de soja e 300 mil de milho.

Apesar do grande volume, tudo é escoado com rapidez, porque a Copagril possui 16 unidades de recebimento de grãos, localizadas próximas aos produtores. Atualmente, a capacidade de armazenamento é superior a 5 milhões de sacas.

Todo o trabalho dos associados, planejamento, escolha de produtos e sementes, plantio, manejo e colheita, é acompanhado de perto pelos agrônomos e técnicos disponibilizados pela Copagril, que agem sempre para que o produtor alcance mais produtividade, com segurança.

Grande parte dos grãos produzidos pelos associados da Copagril é usado pela própria cooperativa na fabricação de rações.

Conservação de Solo

Conservação de Solo

Além de prestar assistência técnica visando à produtividade, a Copagril trabalha de modo a incentivar e conscientizar sobre a necessidade de conservar o solo e outros recursos naturais, como a água, fauna e flora locais.

Para isso, são realizados diversos cursos e seminários durante o ano, que destacam a importância de preservar os bens mais preciosos dos agricultores.

A Copagril também trabalha para que todos os associados participem do programa de recolha de embalagens de agrotóxicos, que visando à armazenagem correta e retorno ao fabricante.

ProSolo Copagril

ProSolo Copagril

O Programa de Correção e Adubação do Solo (ProSolo Copagril) utiliza alta tecnologia para avaliar a fertilidade do solo das propriedades de associados, é a chamada agricultura de precisão.

Ele consiste num mapeamento detalhado da fertilidade, realizado através da coleta, análise e interpretação de dados. Este material indica os níveis de nutrientes disponíveis e recomendações precisas para correção.

Além do diagnóstico preciso, a Copagril disponibiliza aos associados um caminhão para a distribuição de corretivos e fertilizantes a taxa variável, que pode ser usado por todos que aderiram ao ProSolo, ou seja, produtores que possuem o mapeamento do solo da propriedade.

ProdafC

ProdafC

É o Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar Copagril. Um programa desenvolvido pela Copagril para o fortalecimento e desenvolvimento dos Agricultores Familiares na Área de ação da cooperativa, no Paraná e Mato Grosso do Sul. O ProdafC está amparado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que é o gestor do Programa Nacional de Produção de Biodiesel (PNPB).

Para o produtor ter acesso ao ProdafC ele deve se enquadrar na Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Através dela é possível financiar projetos individuais ou coletivos que geram renda para agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Além de receber uma bonificação pela soja comercializada, os participantes colaboram com o desenvolvimento da produção de biodiesel no Brasil, visto que os grãos colhidos são comercializados com empresas que participam do Programa Nacional de Produção de Biodiesel (PNPB). Ainda há outros instrumentos disponíveis para promover o fortalecimento da agricultura familiar, como crédito, zoneamento, assistência técnica, fomento e benefícios fiscais (Selo Combustível Social).

A Copagril é uma das poucas cooperativas do Paraná que faz parte do PNPB, e a primeira do Oeste do Estado.

Localizacação Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS