]

COMITÊS DE JOVENS - FORMAÇÃO DE NOVOS LÍDERES!


HISTÓRICO

Até 1976, a Associação de Crédito e Assistência Rural do Paraná (Acarpa), atualmente denominada como Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), mantinha os trabalhos com os Clubes 4S. Na época, entendeu-se que alguma organização local deveria assumir este trabalho.

Em 1976 com o intuito de dar continuidade o clube 4S, um grupo de jovens, assessorado por um engenheiro agrônomo da Acarpa, foram realizadas as primeiras reuniões com o intuito da Copagril de fundar e coordenar o 1º Clube de jovens da Copagril, e isso foi feito em 16 de março de 1977, sendo fundado, na Linha São José, em Quatro Pontes – Paraná, o 1º Clube de Jovens Cooperativistas do Brasil, denominado “Ordem e Progresso”, comitê que desenvolve suas atividades até hoje.

Desenvolvimento e Continuidade

No decorrer dos anos e a fundação de mais clubes, agora denominados comitês de jovens, houve a necessidade de criar uma associação para coordenar as atividades de todos os comitês. No dia 3 de outubro de 1977, foi criada a Associação dos Clubes de Jovens Cooperativistas, atual Associação de Comitês de Jovens da Copagril, registrada como pessoa jurídica. Atualmente são 12 comitês filiados e mais de 500 jovens participando de diversas atividades. Na ACJC cada comitê tem um representante onde são planejadas atividades e diretrizes e repassadas a todos os comitês de jovens.

A Copagril criou uma área especial para assessorar os Comitês de Jovens e Femininos, a Assessoria de Cooperativismo.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Mensalmente os comitês de Jovens Cooperativistas realizam encontros onde são discutidas, planejadas e avaliadas atividades desenvolvidas no decorrer do ano. Estes encontros envolvem filhos e dependentes de associados e também demais jovens da comunidade podem participar dos comitês e das diretorias, pois são disseminados os princípios da cooperação.

Capacitação e Formação

São oferecidos gratuitamente diversos cursos e palestras aos jovens associados dos Comitês de Jovens. Estes proporcionam o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, principalmente para prepará-los para serem futuros líderes em sua comunidade, nos comitês e em especial para formação de futuros líderes da Copagril. A capacitação também tem objetivo de preparar os jovens para assumir a responsabilidade da sucessão familiar e permanecer no campo.

Maratona cultural

Entre as diversas atividades sociais, esportivas e de integração desenvolvidas pelos comitês de jovens, um destaque é a maratona cultural. Realizada anualmente, envolve todos os comitês de jovens que fazem apresentações de dança, poesia, música e teatro. Os jovens dos comitês se organizam e ensaiam para o evento que tem participação de toda a comunidade.

Olimpíadas

Anualmente é realizada a Olimpíadas dos Comitês de Jovens Cooperativistas. Ao longo do o ano os comitês treinam diversas modalidades para o encontro anual denominado Olimpíadas da ACJC, onde todos os comitês se reúnem para a disputa de diversas modalidades esportivas: vôlei, futsal, jogos de mesas, cabo de guerra, enfim, variadas modalidades esportivas. Ao final, os vencedores recebem premiação.

Projetos Agrícolas

Realizado na safra verão de soja e milho. Os objetivos são demonstrar, aperfeiçoar e divulgar conhecimento técnico na cultura de soja e milho. Estes projetos são realizados em parceria com a área comercial da Copagril e empresas de insumos agrícolas que contribuem com conhecimento técnico, as sementes, adubos e defensivos. A Copagril disponibiliza seus técnicos para orientar os jovens nos projetos desenvolvidos.

No encerramento dos projetos são apresentados os resultados que, além da produção, são avaliados demais aspectos e o comitê vencedor recebe prêmio.

Natal Solidário

Todo final de ano, os comitês de jovens se mobilizam para arrecadar fundos e doações e confeccionam inúmeros pacotinhos com doces e brinquedos, e um dos jovens se veste de Papai Noel e vai com os demais sócios dos comitês para a distribuição dos presentes de Natal para crianças do interior.

A Copagril todo ano contribui brinquedos e doces bem como os comitês femininos que também se mobilizam para arrecadar doações para este projeto do Natal Solidário.

Localizacação Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS